A melhor carne para o churrasco

A seleção de carnes de qualidade é o grande diferencial da nossa casa; e um dos segredos para servir carnes macias, leves e saborosas é utilização de produtos resfriados. A opção por dar exclusividade às carnes resfriadas é justificada por seu sabor, prejudicado quando as peças são congeladas.

Diariamente recebemos pedidos com produtos novos - já que não trabalhamos com carnes congeladas – que são avaliados e selecionados por nossos especialistas. Uma a uma, as peças são inspecionadas e escolhidas de acordo com o padrão da Fogo Forte. Nesta etapa são avaliadas coloração, textura, aspecto quantidade de gordura e consistência.

Outra curiosidade, é que utilizamos apenas carnes de bois criados de forma extensiva. Este regime de produção dá origem a um produto diferenciado no mercado, que chega a custar 20% a mais do que aqueles oriundos de confinamentos, e tem um sabor realmente diferenciado.

Apesar de a ideia de que o boi de pasto é mais agressivo ao meio ambiente ter sido disseminada alguns anos atrás, o relatório “Guia do consumidor de carne bovina para mudanças do clima e da saúde”, do Grupo Americano de Trabalho do Meio Ambiente (EWG), aponta que a carne e produtos derivados de leite de gado alimentado a pasto têm um impacto ambiental menor do que os produtos provenientes de animais confinados. De acordo com a matéria publicada na Revista Time:


“Criar bovinos e outros ruminantes em dietas exclusivamente a pasto, significa animais que serão abatidos sob um novo modelo de crescimento, e que ajudarão no trabalho de adubação e decomposição de outros materiais orgânicos no solo, tornando-o rico em húmus. Além disso, as raízes das plantas, no caso a pastagem, ajudam a manter o solo saudável ao reter água e microorganismos. Em boas condições, o solo fixa o dióxido de carbono no subsolo e, portanto, fora da atmosfera.”


Diversas pesquisas divulgadas por universidades e revistas científicas revelam que a carne do boi de produção extensiva é mais saudável para os consumidores. Entre os aspectos considerados estão a não da utilização de antibióticos – aplicados em confinamentos para prevenir a acidose decorrente da alimentação à base de grãos -, os índices inferiores de gordura saturada e a maior concentração de Omega-3s – indicado para o coração.

Dito isso, é só jogar o sal grosso e assar!

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Endereço:
Avenida Iguaçu, 1271 
Rebouças - Curitiba

Paraná - Brasil

80250-190

© Copyright 2013 

         Jornalista Responsável: Andréia Pisco